São José mais que um santo, um Pai

 


Fortaleza, Ceará, 19 de Março de 2021, 14h45...  

Em meio ao caos que vivemos de uma pandemia pujante, o dia nos convida a refletir sobre São José. E, nesse exercício, vejo o quanto Deus é providente em nos trazer à memória São José num dia como hoje. Devemos lembrar que também Nossa Senhora, durante suas aparições em Fátima, prometeu aos pastorinhos: São José virá! E de fato, ele veio, trazendo consigo o menino Jesus em seu colo. Tal qual para nós, essa mensagem de Nossa Senhora em Fátima faz ecoar em nossos corações nos dias de hoje: São José virá! E virá junto com o Senhor Jesus. É uma mensagem de esperança! 

Hoje, ao fazermos nossas meditações, ao conversarmos com Deus e nossa Mãe Maria, também elevamos nossas preces a São José, não só hoje, mas hoje principalmente. No Ceará, quantos olhos estão voltados para o céu, esperando que São José envie a chuva, tão necessária e tão rica para nós, mais uma vez está aí a representação da esperança, símbolo da fé do nosso povo sofrido. E devemos colocar nossa fé nele mesmo, afinal, o próprio Deus lhe confiou o que é mais precioso, seu Filho unigênito e Maria, Sua mãe, mãe do Seu Filho e nossa mãe. Não foi José um verdadeiro protetor para a Sagrada Família? Pois, Deus lhe confiou tamanha graça e ele soube abraçar o chamado do céu. Foi esposo, pai, protetor, professor, sonhador (e como José sonhou!), foi simples, foi pequeno, foi instrumento de Deus. Não foi a José que Deus mandou seu anjo para avisar que era tempo de partir para o Egito pois Herodes queria matar Jesus? Sim, foi a José. Foi a José também que Deus escolheu para ser seu pai, pois José não é pai adotivo de Jesus, mas pai adotado por Ele, uma vez que Jesus é o próprio Deus. 

O mistério no qual Deus se fez homem nos revela também a escolha de Deus por São José. “O filho do carpinteiro”, assim Jesus era chamado, e com alegria aprendeu-lhe o ofício e com certeza aprendeu tantas outras coisas humanas, inclusive a dor de ver partir a quem se ama, quando São José partiu desse mundo. É lindo pensar a história da igreja nascente que teve São José como pai e protetor! Não à toa falamos “Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é”. 


A Igreja nasceu numa família e como família somos convidados a também ser igreja! Elevemos, portanto, nossas preces ao nosso querido São José, que na glória da Deus, olha também por cada um de nós. Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? 

Valei-me, São José! Tenhamos fé, pois, como Nossa Senhora nos lembra, Jesus vem e vem com São José!

A paz de Cristo e o amor de Maria Santíssima!

Lígia Carla de Lima Souza

São José mais que um santo, um Pai São José mais que um santo, um Pai Reviewed by Equipe Redação on março 19, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.