Visita do Papa a Portugal agita a juventude local

A diocese de Lisboa e vários movimentos de jovens pediram ontem a mobilização de crianças, adolescentes e jovens para acompanharem a visita do Papa Bento XVI, especialmente em Lisboa e Fátima. Durante a apresentação do programa de acompanhamento ao Papa dirigido a crianças, adolescentes e jovens de Lisboa, na manhã de ontem, foi deixado claro: “Convidamos todos os jovens a estarem presentes na peregrinação”. O programa, além das iniciativas para a cidade de Lisboa, prevê ainda a realização de atividades em conjunto com jovens de outras dioceses, em Fátima. Para tal, os jovens com mais de 15 anos terão que se inscrever na página da internet www.eu-acredito.net, que em breve estará disponível, segundo os responsáveis.

Os jovens que se inscreverem podem participar no dia 11 de maio da marcha entre a Avenida da Liberdade e a Praça do Comércio, onde terão um espaço próprio para participarem da missa. Após a celebração vão se dirigir para a Nunciatura Apostólica, para uma vigília de cerca de uma hora, com canções e orações, próximo da janela dos aposentos do Papa.

Ainda naquela noite os jovens se transferirão para localidade de Batalha onde, na manhã de dia 12, iniciam uma peregrinação a pé até Fátima. No santuário, junto à Capelinha das Aparições rezarão o terço com o Papa. Os jovens participam também, no dia 13, da missa que será presidida pelo Papa.

“A caminhada até Fátima tem um significado muito forte e é um desafio exigente, mas vai ser muito bom”, disse João Valentim, membro da Equipe de Jovens de Nossa Senhora.

Filipa Lemos, do Centro Universitário Padre António Vieira, ligado aos padres jesuítas, convidou jovens de outros pontos do país a se unirem na localidade de Batalha para fazerem juntos a peregrinação a pé até Fátima, afirmando que a iniciativa se destina a toda a juventude portuguesa. “Queremos mostrar que os jovens fazem parte da Igreja”, sublinhou Filipa.

As crianças e adolescentes de Lisboa são também convidadas a participar na missa da Praça do Comércio, em Lisboa, existindo um programa destinado aos jovens desta faixa etária. O Diretor do Departamento da Juventude do Patriarcado de Lisboa, Padre Carlos Gonçalves, disse que as crianças e adolescentes devem estar organizados, sob a responsabilidade dos catequistas ou escolas, para poder participar.

Padre Gonçalves disse também que haverá um grupo “mais restrito” de 50 crianças até aos 12 anos que acolherão o Papa no Aeroporto de Lisboa. O Papa Bento XVI visita Portugal entre 11 e 14 de maio, com um programa que inclui deslocações a Lisboa, Fátima e Porto.

Fonte: CatolicaNet/Radio Vaticano – Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *