Definida data de beatificação de Irmã Dulce

Foi definida a dada da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce. Será no dia 22 de maio de 2011, na missa que será celebrada no Parque de Exposição, em Salvador (BA). A informação foi divulgada recentemente pela assessoria de comunicação da Arquidiocese de Salvador.

Segundo a assessoria, o Arcebispo de Salvador, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, designou o Pe. Manoel Filho para coordenar o evento. O horário da missa ainda não foi definido. A comissão organizadora do evento é composta por padres, leigos e representantes das Obras Sociais Irmã Dulce. (MJ/CNBB)

O decreto de beatificação de Irmã Dulce (1914-1992) foi assinado pelo Papa no dia 10 de dezembro. Em outubro, a Congregação para as Causas dos Santos já havia reconhecido um milagre atribuído à religiosa, encerrando o processo que começou em junho de 2001.

Assista ao documentário “Mãos carinhosas”, sobre a vida e obra de Irmã Dulce:

VOCAÇÃO: “Anjo Bom da Bahia” dedicou a vida aos pobres

Conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”, Irmã Dulce nasceu em Salvador, no dia 26 de maio de 1914, e recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes.
Aos 13 anos, começou a praticar a caridade ajudando os mendigos das ruas de Salvador. Ela recebia os necessitados na casa de sua família, que ficou conhecida na época como a “Portaria de São Francisco”, devido ao grande número de pessoas carentes que se aglomeravam à porta.
Devota de Santo Antônio, costumava rezar muito e pedir sinais da sua vocação religiosa. Ainda com 13 anos, ela foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais e continuou a estudar.

Seis anos mais tarde, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, ela fez sua profissão de fé e voltou à Bahia.

Irmã Dulce dedicou a sua vida aos necessitados. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos e chegou a receber o papa João Paulo II quando ele esteve no Brasil, devido ao seu trabalho com idosos, doentes, pobres, crianças e jovens carentes.
Em 1990, a religiosa começou a apresentar problemas respiratórios sendo internada no Hospital Português e depois transferida à UTI do Hospital Aliança e finalmente ao Hospital Santo Antônio.

A freira morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos. Em junho deste ano, o corpo de Irmã Dulce foi exposto ao público pela última vez antes de ser transferido para um túmulo lacrado na Capela das Relíquias, em Salvador. Exumado em maio, o corpo da religiosa estava mumificado e seu hábito (traje de freira), preservado.Durante a visita do papa Bento XVI ao Brasil em 2007, o então governador de São Paulo, José Serra, enviou uma carta pedindo a beatificação da religiosa brasileira.

3 comments to “Definida data de beatificação de Irmã Dulce”
  1. ninguém subiu ao ceu senão aquele que desceu do céu.como moisés levantou a serpente no deserto o filho do homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.joão3-7b-15 Um irmão pode não ser um amigo,mas um amigo será sempre um irmão.

  2. Convivi com Ela celebrei por varias vezes em seu convento e Hospital.Uma pessoa de Deus como todos nos somos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *