AJS – Articulação da Juventude Salesiana

O que é?

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) é uma proposta pastoral de integração e apoio mútuo entre os mais variados grupos, associações juvenis e projetos que se identificam e vivem a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS). É o serviço e a soma que os Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e jovens fazem para uma Ação Conjunta mais significativa e representativa, tendo em vista a formação, integração e com isso a evangelização da juventude.

Uma rede de articulação entre os grupos juvenis autônomos e projetos, a fim de proporcionar uma experiência marcante entre os jovens.

O elemento essencial da AJS é a vivência da espiritualidade salesiana: ela é o ponto de encontro entre todos os grupos. Deve ser o elemento comum entre eles.

É uma tentativa de responder às necessidades e expectativas trazidas pela pós-modernidade para dialogar com a juventude. Por isso, integra num projeto-proposta todos os esforços para a educação-evangelização dos jovens, cada vez mais desafiante. Mostrar valores cristãos valorizando a experiência que eles (os jovens) trazem consigo.

Característica da AJS

É uma proposta de articulação de grupos autônomos, que têm organização, metodologia e objetivos próprios. Está em sintonia com as orientações da Pastoral da Juventude da Igreja do Brasil (PJB) e insere-se nas iniciativas da Pastoral da Juventude Local. Tem como inspiração sustentadora os valores e crenças da espiritualidade juvenil salesiana. Possui uma estrutura de organização que busca combinar a animação orgânica (em nível nacional, regional, local) com a autonomia de cada grupo. Os níveis da estrutura organizativa podem variar segundo necessidades e peculiaridades locais e/ou regionais.

O que se quer com a AJS?

Dentre os muitos fatores positivos da experiência associativa, já apresentados, esperamos proporcionar:

Aos grupos e jovens que integram a AJS:

• experiência dos valores da espiritualidade salesiana, conhecimento de Dom Bosco e de Maria Mazzarello, vivência das crenças e valores salesianos;
• um processo de crescimento humano e de formação da fé cristã com caráter educativo e missionário;
• um itinerário de formação desenvolvido dentro do grupo;
• vivência das relações interpessoais e intergrupais, valorizando a diversidade e a identidade de cada um;
• desenvolvimento de um processo organizativo pautado na participação e envolvimento dos jovens, leigos adultos e toda a Família Salesiana;
• desenvolvimento de sua potencialidades pessoais, suas convicções e valores;
• oportunidade de inserção do jovem como membro ativo e atuante em seu ambiente, engajando-se em ações sociais, religiosas, de cidadania, dedicando parte de seu tempo à vivência de um ideal, em favor do bem comum.

Aos SDB (Salesianos de Dom Bosco), FMA (Filhas de Maria Auxiliadora) e demais membros da Família Salesiana:

• ampliação da ação conjunta de toda a Família Salesiana a serviço dos jovens e das classes populares;
• crescimento na convicção de que é junto com os jovens que devemos estar para sermos fiéis a Dom Bosco e a Maria Mazzarello, em sua intuição carismática, em seu empenho apostólico e em sua criatividade educativa
.

Quem pode participar da AJS?

A condição básica para um grupo pertencer à AJS é identificar-se com a espiritualidade juvenil salesiana. O grupo, então, não precisa pertencer a uma casa a uma casa salesiana, mas precisa ter vivo estes cincos critérios:
• eu nasci para ser feliz: amo a vida, valorizo-a e cuido dela;
• eu tenho um amigo: Jesus Cristo, filho de Maria. Ela é a minha referência;
• eu tenho uma família: a Igreja, comunidade que partilha a fé, a esperança e o amor;
• eu tenho um tesouro: a Eucaristia e a Reconciliação, sinais visíveis do Amor de Deus por nós;
• eu tenho um futuro: eu vim para SERVIR, “porque o Senhor nos colocou no mundo para os outros” (Dom Bosco).

Fonte: AJS Gramoré

Um Comentário
  1. eu participo de uma ajs salesiana e acho muito bom para o desenvolvimento juvenil.eu sou secretaria do grupo, enele participam muitos jovens interessados em dom bosco.e nele ja conseguimos ganhar varios trofeis : com danças artisticas,em festas juninas,ja participamos de um congresso estadual da juventude salesiana,no qual participaram a cidade de Curitiba,Ponta Grossa , Guarapuava, etc…o lema em que todos os jovens iscutiram durante 2 dias foi
    PAIXÃO PELA VIDA E PELO SENOHR DA VIDA…
    dom bosco e nosssa senhora auxiliadora foram uns dos nossosa protetores.
    Em fim participo da ajs salesiana de Guarapuava-pr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *