19 de março: São José

São JoséPouco sabemos sobre as origens, a infância e a juventude de José, o humilde carpinteiro de Nazaré, pai legal de Cristo e esposo da Virgem de todas as virgens. Sabemos apenas que era descendente de David.

Mas, a parte de sua vida da qual temos conhecimento basta para que sua canonização seja mais do que justificada. José é, praticamente, o elo de ligação entre o velho e o novo testamento, o último dos patriarcas.

Sua missão na história da salvação é das mais importantes: dar um nome a Jesus e fazê-lo descendente de David, necessário para que as profecias se cumprissem.

Na Igreja, recebe o título de justo, o que denota a vida correta que sempre levou, também necessária para que as promessas se efetivassem através dele.

José é o símbolo perfeito do homem, do operário, do pai e esposo. É símbolo também da fé, pois não é difícil imaginar as dúvidas que devem ter martirizado o seu espírito quando soube da gravidez de Maria, da qual não fizera parte.

Mesmo assim, para que ela não fosse execrada por infidelidade, ou até mesmo apedrejada em praça pública segundo os costumes da época, manteve sua dúvida em segredo, continuando os preparativos do matrimônio, embora abandonasse a cidade.

Entretanto, assim que recebeu em sonho a visita do anjo explicando-lhe a intervenção do Espírito Santo e ditando-lhe o que deveria fazer a seguir, toda a dúvida desapareceu.

Como ordenara o Anjo do Senhor, casou-se com Maria e, quando o menino nasceu, deu-lhe o nome de Jesus. Não há como demonstrar maior fé em Deus.

José, profissionalmente, era um simples artesão, um prático na fabricação e conserto das coisas mais necessárias para a vida de uma pacata aldeia antiga. Mas era honesto, humilde, obedecia todos os preceitos da sua religião e, justamente por isso, foi escolhido para ser o pai oficial do Cristo.

Somente uma fé profunda poderia fazer com que alguém se mostrasse tão disponível à vontade de Deus. José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias contra toda a esperança.

Hoje é dia de festa para a fé. Mas é também dia de festa para todos os carpinteiros, operários e milhões de Josés pelo mundo. Afinal, nada mais justo que o nome de São José seja um dos mais populares, se não o mais popular, em quase todas as línguas e culturas do planeta.

São José é o padroeiro dos lares e das famílias.

One comment to “19 de março: São José”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *